Seguro de Carga

Quais as coberturas existentes

no

seguro de carga?

Esse tipo de seguro é composto pela cobertura básica cuja contratação é automática e pelas adicionais que cobrem os riscos que não são cobertos na básica e que o segurado opta por garantir realizando o pagamento do prêmio adicional. Algumas das opções de contratação na cobertura básica são:

  • Cobertura Básica Restrita C – os prejuízos que o segurado vier a sofrer por causa da perda e dano materiais que tenham sido causados aos objetos por explosão, raio, incêndio, naufrágio, encalhe, soçobramento da embarcação ou navio, colisão, tombamento, capotagem ou descarrilamento de veículo terrestre, colisão, abalroamento ou contato da embarcação ou navio com outro objeto que não seja a água, queda, colisão, aterrissagem forçada de aeronave, carga descarregada em porto de arribada, carga que foi lançada ao mar, perda total enquanto era feita a operação de carga e descarga no navio, perda total ocasionada pela fortuna do mar e arrebatamento marítimo.
  • Cobertura Básica Restrita B – o segurado tem garantido que os prejuízos que venha a sofrer em decorrência de perdas e danos materiais que sejam causados ao objeto segurado tantos pelos riscos que foram citados anteriormente quanto por inundação, transbordamento do curso d’água, lagos, represas, lagoas durante a viagem por terra, queda ou desmoronamento de terra, pedra, obras de arte de qualquer natureza ou outro objeto durante viagem terrestre, erupção vulcânica, terremoto, entrada de água do rio, lago ou mar no navio ou embarcação, container, veículo, furgão ou local de armazenagem e seguro de carga.
  • Cobertura Básica Ampla A – o segurado tem garantido que o prejuízo sofrido em decorrência dos riscos de perda ou dano material sofrido pelo objeto segurado por causa de qualquer causa externa exceto as que estão previstas na cláusula dos riscos não indenizáveis.

Em quanto tempo a indenização do seguro de carga é paga ao segurado?

Após o segurado ter entregue toda a documentação que é exigida pela seguradora e que constam nas condições da apólice a indenização será paga no prazo máximo de 30 dias. Caso seja solicitado mais algum documento além dos que são considerados básicos para a liquidação dos sinistros esse prazo é suspenso e sua contagem é reiniciada a partir do primeiro dia útil após todas as exigências serem completamente atendidas.

O que pode ajudar a prevenir os prejuízos no seguro de carga?

Além do seguro de carga existem outras formas que podem ajudar o proprietário a prevenir os riscos sem precisar acionar o seguro como é o caso dos gerenciadores de risco que acabam fazendo todo um levantamento do risco que aquela operação de transporte tem e cria ações que previnem os assaltos e acidentes.

Dentro do seguro de carga existe algum destinado a cobrir danos ocasionados por colisão?

O Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga, RCTR-C, é um seguro obrigatório destinado a cobrir danos ocasionados por colisão, capotagem, incêndio, explosão ou abalroamento do veículo que estava transportando a carga.

O que é o seguro de carga de Responsabilidade Civil Facultativa Desvio de Carga?

Esse seguro também é conhecido pela sigla RCF-DC e cobre os riscos de dolo (desvio ou roubo) da carga que estava sendo transportada, conforme as especificações do Conselho Nacional de Seguros Privados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *